11/08/2010

Não deixe a comunicação interna da sua empresa falando sozinha

Esse foi o título da matéria que Mauro Segura, atual diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil e criador do blog A Quinta Onda, concedeu ao site Nós da Comunicação, destacando a importância da comunicação interna estar em sintonia com a realidade da empresa, sendo a parceria que os funcionários necessitam para muitas vezes entender as estratégias que conduzem o negócio.

Essa relação é de suma importância para que o setor de CI não seja reconhecido apenas por sua revistinha, por seus e-mails informativos e pelo quadro de avisos. Uma vez que o público interno note a existência de uma comunicação direcionada especialmente a ele, com informações úteis, diversificadas e ágeis, ela naturalmente conquistará a credibilidade e respeito, e será a fonte escolhida pelos funcionários nos momentos de crise.

Mauro comenta que para atingir esse nível é preciso que os comunicadores que trabalham nesse setor estudem primeiramente a organização e compartilhem da sua dinâmica e estratégia, só assim será possível produzir o conteúdo que os funcionários anseiam. Em geral eles não gostam de impessoalidade e generalização. Para contornar essa situação podemos deixar os veículos mais atrativos, motivando os colaboradores (inclusive gerentes) a serem responsáveis por parte do conteúdo dos comunicados, compartilhando suas histórias por meio de textos, vídeos e fotografias.

Outra forma de potencializar as mensagens é trabalhá-las previamente e de forma mais profunda com os gestores, é o que chamamos de comunicação orientada a gerentes. Segundo Mauro, a grande dificuldade é fazer os funcionários conectarem a tal estratégia da empresa com as suas atividades rotineiras diárias. Ele pode até saber conceitualmente a estratégia, mas muitas vezes a falta desse "link" gera insatisfação e decepção, gerando uma sensação que seu trabalho está desconectado do foco da empresa. Aí o caminho é partir para um trabalho diferenciado com os gerentes para que eles expliquem aos seus funcionários a conexão da estratégia com o trabalho do seu departamento, são eles que são capazes de influenciar a atitude e o foco dos funcionários.

Para que a comunicação interna auxilie os momentos de crise e não atrapalhe, é preciso que haja todo um trabalho de fortalecimento da área junto com os colaboradores, e isso não nasce de uma hora para outra, é conquistado ao longo do tempo. Portanto quando olhamos para as dicas acima podemos enxergar seus benefícios na sua aplicação a longo prazo, inclusive em situações difíceis. Além disso, o papel da CI é facilitar a rotina dos colaboradores e não dar origem a novas crises por conta de informações equivocadas transmitidas da forma e em hora inapropriadas.

O esquema básico da comunicação envolve um receptor que interpretará de forma variável a mensagem e devolverá algo ao receptor, o feedback. A comunicação interna não pode deixar de incentivar isso e tem que estar aberta a conversar com os colaboradores, se não essa relação virará um monólogo em que os funcionários se cansam, a empresa não se posiciona perante eles e ambos deixam de evoluir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário