10/07/2010

E a liderança com a comunicação?

Muitas pessoas tendem a associar comunicação interna com veículos, como jornais, revistas, emails, newsletter ou intranet. Mas, o ato de comunicar o colaborador vai além disso e corresponde a um processo muito mais amplo.

Podemos dizer que o colaborador trabalha com o volume desligado. Ou seja, ele é todos os dias inundado de informações – do ambiente externo da empresa, inclusive – e cada vez mais, observamos a “geração da manchete”, que só lê o título e os pontos principais.

Em situações de crise, especialmente, se a informação não chega corretamente, o funcionário tende a tirar suas próprias conclusões. E é esse processo que o líder deve estar presente, do começo ao fim. De acordo com pesquisas, a liderança representa 60% do que o colaborador escuta, enquanto canais e veículos apenas 10%.

Quando a empresa é transparente, reconhecemos de cara uma boa liderança – executivos habituados a dizer a verdade. Eles são os principais porta vozes da empresa e devem estar dispostos a se relacionar, interagir e trocar informações. Em uma situação de crise, por exemplo, é o que o líder faz ou diz que comunica. Muito mais do que qualquer veículo escrito.

Essa tendência é vista em muitas empresas, que cada vez mais investem na comunicação face to face.

Como treinar um líder?

- Workshops com a liderança: explicar a comunicação, a importância dela e principalmente, o papel que o líder tem nesse processo. Isso deve ser feito sempre, antes de uma crise.
- Ajustar a linguagem da comunicação à de negócios, facilitando com que eles compreendam essa parceria e colaborem para atingir os melhores resultados.

- Talking Points: alinhar todos os líderes em uma situação de crises, mais do que isso, alinhar o discurso. Levantar os principais pontos de um caso e as perguntas mais frequentes.

- Valorizar os líderes interna e externamente a empresa, para que a palavra deles conquiste credibilidade. Por exemplo, investir em comunicados assinados com o nome da liderança (presidentes, gerentes, etc.).

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