“O que ajudou muito foi a força interna da empresa. Quando todos os jornais davam matérias negativas sobre a Odebrecht, o mais natural era que os nossos funcionários tivessem vergonha de dizer que trabalhavam aqui. Mas isso não aconteceu. Todos nos apoiaram.”( Márcio Polidoro)
Em 1992, o Brasil passou por uma crise política que levou ao impeachment do ex-presidente Collor. A organização Odebrecht, que prestava serviços a empresas estatais e não possuía um programa de comunicação nem de prestação de conta a sociedade, teve um sério prejuízo em sua imagem devido a esse contexto.
Em 1992, o Brasil passou por uma crise política que levou ao impeachment do ex-presidente Collor. A organização Odebrecht, que prestava serviços a empresas estatais e não possuía um programa de comunicação nem de prestação de conta a sociedade, teve um sério prejuízo em sua imagem devido a esse contexto.
A Odebrecht é uma organização brasileira composta por negócios diversificados. Esta foi acusada de corrupção e investigada pela CPI do Orçamento em 1994. Apesar das investigações não terem sido provadas, a imagem da empresa foi seriamente prejudicada, a falta de preparo da para lidar com a crise resultou na perda de credibilidade e prestigio da marca.
A organização mobilizou seu departamento de comunicação e contratou uma consultora para superar a crise e reverter essa situação, adotando uma comunicação aberta. Através de um trabalho envolvendo gerenciamento de crise e assessoria de imprensa, investindo em projetos culturais e criando bons canais com a impressa, a Odebrecht trabalhou sua imagem diante de todos os públicos interessados, entre eles o próprio público interno da organização.

Márcio Polidoro é o Diretor de Comunicação Empresarial da Odebrecht S.A., e é um dos responsáveis pela recuperação da imagem institucional. Segundo ele, “Cada funcionário, do atendente ao presidente, sabe-se responsável pela construção e manutenção da imagem da companhia.” O público interno foi trabalhado de forma especifica, o plano de ação interna buscava informar todos os níveis hierárquicos da Odebrecht. A Intranet, por exemplo, foi utilizada para abastecer os funcionários de informações organizacionais, políticas, econômica e financeira.
Em 2004, Marcio foi premiado pela Aberje pela excelência de seu trabalho na Odebrecht, e ressaltou em entrevista a visão da empresa em relação ao público interno: “a comunicação é responsabilidade de cada funcionário, de que a imagem do grupo é construída a cada dia, em cada momento e não somente pelo departamento de comunicação. Quando alguém atende a um telefonema, fala em nome da empresa; quando um engenheiro acompanha uma obra, trabalha em nome da empresa. Isso é natural em qualquer companhia. Um funcionário não é simplesmente o Fulano de Tal, mas o Fulano de Tal que trabalha em uma determinada empresa. As pessoas passam a carregar um sobrenome novo e têm de zelar por ele. Os especialistas em comunicação fazem apenas uma ponte entre a empresa e a sociedade. Dentro dessa perspectiva, a comunicação passou a ser tratada como um assunto tão estratégico quanto qualquer outro relacionado às gestões financeiras ou de recursos humanos. Mas antes disso, foi preciso definir os objetivos da comunicação de acordo com o perfil da empresa.” (Portal da Comunicação,2004)
Hoje a Odebrecht redefiniu sua comunicação empresarial e trata da imagem corporativa como uma prioridade e até um atrativo para novos clientes e colaboradores. A comunicação interna, que é feita por um departamento interno tendo sua parte operacional terceirizada, se tornou indispensável para a Odebrecht e é reconhecido por sua importância e sucesso nas ações.
Hoje a Odebrecht redefiniu sua comunicação empresarial e trata da imagem corporativa como uma prioridade e até um atrativo para novos clientes e colaboradores. A comunicação interna, que é feita por um departamento interno tendo sua parte operacional terceirizada, se tornou indispensável para a Odebrecht e é reconhecido por sua importância e sucesso nas ações.
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