26/06/2010

Prevenir é fundamental!

Em qualquer organização de grande, médio ou pequeno porte pode acontecer uma crise. Mas, aquelas preparadas e que entendem a importância de um programa de prevenção, conseguem estar mais dispostas a enfrentar os problemas e sair da crise com menos prejuízos.

Não existe um padrão a ser seguido, no caso de crise, que seja eficaz para todas as situações, mas se faz necessário um planejamento voltado à prevenção dos problemas e que cada público tenha ações específicas para receber as informações necessárias referente à crise.



De acordo com Neves, alguns pontos são fundamentais na hora de gerenciar um problema durante a crise.

• Manter a empresa funcionando, mesmo com a crise. Não dá para parar a organização até as coisas melhorem.
• Dar visibilidade à liderança. Mostrar a imprensa que ela está no comando da crise.
• Respeitar as expectativas e os sentimentos dos públicos. A sociedade espera que a empresa conheça suas vulnerabilidades e esteja preparada para administrar crises.
• Ser coerente nos posicionamentos. A empresa não pode entrar em contradição durante a crise.
• Poupar energia. Em situações de crise, as escolhas devem ser certeiras. Nada de desperdícios com reuniões pouco objetivas e conversa fiada.
• Trabalhar com o pior cenário. Pense no pior desdobramento possível e trabalhe com esse cenário.

É importante ressaltar que a comunicação interna exerce um papel fundamental na organização. É ela que deixará o público interno informado no momento exato e alinhará as informações que irão ao público externo. São eles que estarão presentes em todos os casos, precisam ser vistos como parceiros e compartilhar dos acontecimentos na hora que acontecem, dessa forma cria-se um clima de confiança, trazendo resultados benéficos para a empresa.

Assim, a organização durante a crise, além de enfrentar um problema mais preparada, se preocupa com seus públicos, em deixá-los informados e obterem essas informações pela organização e não por terceiros, dando atenção especial ao seu público mais próximo: os funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário