"No primeiro estágio da crise, acontece a simplificação do boato. Uma grande história resumida. No segundo estágio ocorre o exagero. Os detalhes mais agudos são aumentados e a história ganha dramaticidade. No terceiro estágio, a opinião pública interpreta o boato de acordo com a sua visão de mundo, com os seus valores. Nesse momento, se não se gerenciou a crise, os efeitos podem ser devastadores."

Para Mário Rosa, "as crises só existem porque vivemos num mundo tão interligado que um problema que, em princípio, diria respeito apenas a uma empresa ou a uma comunidade distante pode adquirir imediatamente uma dimensão muito maior"
Sendo assim, a crise deve ser bem gerenciada para evitar que não sejam alastradas informações que agravem ainda mais a situação que a empresa enfrenta.
Passos que ajudam na boa condução de uma crise é possuir canal de comunicação sempre disposto a atender e informar os públicos estratégicos (colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, sociedade e governo), formação de um comitê de crise que deve estar sempre a par dos acontecimentos e elaborando planos para evitar que a crise se desenvolva; também é importante a presença de um porta-voz, aquele que leva com consistência e credibilidade as informações a publico.

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