
As mídias sociais no meio corporativo não são nenhuma novidade. Entretanto, não saber usá-las ou não estar atento ao que acontece de fato nelas, pode trazer um grande problema para as empresas.
Em uma pesquisa realizada pelo Ibope mostra que 49% das empresas que participam de alguma rede (as mais procuradas Orkut, Twitter e Facebook), não monitoram o que é dito a seu respeito nas suas comunidades ou na internet de forma geral.
Em uma pesquisa realizada pelo Ibope mostra que 49% das empresas que participam de alguma rede (as mais procuradas Orkut, Twitter e Facebook), não monitoram o que é dito a seu respeito nas suas comunidades ou na internet de forma geral.
Portanto, o primeiro passo para inserir sua empresa em uma rede social, é analisar qual é mais apropriada para seu negócio e em segundo ter um plano de gerenciamento para monitorar as notícias e as opiniões dos consumidores sobre a empresa que saem na internet. Dessa forma, é mais fácil estar preparado para possíveis crises que o meio digital pode causar na sua imagem/reputação.
Um caso clássico do uso indevido de uma das ferramentas (twitter) por parte dos funcionários, o que se torna mais grave ainda, é da Locaweb, onde a empresa tinha um acordo para aparecer como patrocinadora da equipe do São Paulo por dois jogos e o diretor comercial publicou diversas vezes no twitter palavras ofensivas a torcida do clube. Neste case, a solução encontrada pela empresa foi publicar um comunicado oficial sobre sua posição e demitir o funcionário que errou ao mencionar o nome da Locaweb.
Podemos perceber como a empresa não deu a devida atenção às redes sociais, que devem ser monitoradas sempre e ter consciência do seu ˝poder˝ perante seus públicos estratégicos e principalmente como os colaboradores utilizam essas ferramentas.
Um belo exemplo foi o que fez a empresa Intel que criou um manual de diretrizes para seus funcionários de como se portar nas redes em relação ao nome da empresa .
Orientar seus funcionários e mostrar a eles a importância do uso correto das mídias sociais para a empresa já é um ótimo começo. A reportagem abaixo, do Olhar Digital, relaciona a preocupação que as empresas têm em entrar nas novas mídias com o máximo de aproveitamento que podemos tirar de cada uma delas, além de apresentar algumas ferramentas para acompanhar como a empresa está sendo vista nesses meios.
/div>
Nenhum comentário:
Postar um comentário