24/05/2010

Tirem do ar a Rádio Peão

A Rádio Peão nada mais é do que um canal de comunicação não oficial, ou seja, que sai do controle da organização. Isso pode ser muito perigoso, uma vez que surgem boatos, expeculações e burburinhos.

Assuntos críticos como um processo de demissão em massa, a fusão ou compra de uma empresa, alterações no mercado ou alguma mudança de cargo interna pode gerar crises com os colaboradores, um dos públicos mais importantes e estratégicos para uma organização. E é aí que entra a comunicação interna: na hora de prevenir crises, trabalhar a informação com o público interno e evitar a famosa rádio peão.

De acordo com o consultor e especialista em Comunicação Empresarial Luiz Antônio Gaulia, “Organizações que acreditam que o silêncio é a melhor estratégia, quando o assunto é comunicação interna, correm o risco de ter uma rádio corredor gerando informações distorcidas, boatos e fofocas". A rádio peão é incontrolável, mas a comunicação pode trabalhar de forma estratégica e estruturada para minimizar os efeitos dela ou fazer com que a informação correta chegue antes nos ouvidos dos colaboradores.

Para isso, é preciso canais de comunicação com credibilidade, além de um trabalho junto aos líderes, para que estes também sejam porta-vozes da organização. É por mais este motivo que a comunicação interna é considerada um investimento e não um custo. Por isso, trabalhe a comunicação interna de sua empresa e desligue já a Rádio Peão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário