13/05/2010

O que é Comunicaçã Interna? O que é Gerenciamento de Crise?

É difícil, a princípio, estabelecer uma relação entre comunicação e crise. Afinal, como elas se encontram? Como funciona a dinâmica desse processo em uma empresa? E como a comunicação pode nos livrar ou aliviar de momentos de crise? Se comunicar – na vida pessoal, na sua empresa, com seus amigos, familiares, etc – é a base da construção de qualquer relacionamento, uma relação sem uma comunicação clara e transparente gera conflitos e crises.

A mesma ideia vale para as empresas. Uma empresa tem uma série de públicos para construir uma relação e, por conta disso, uma comunicação estratégica e bem elaborada pode contribuir para o sucesso e alcance dos objetivos de uma organização. Nesse blog, iremos abordar a importância da comunicação nos processos de crise, em especial focaremos ao público interno de uma empresa – seus colaboradores e familiares,

Comunicação Interna consiste em compartilhar informações, estratégias, princípios e objetivos de uma empresa com o público interno, que pode ser considerado, inclusive, como um dos maiores e mais importantes porta vozes da empresa. Além disso, a comunicação interna tambémm seu papel motivacional e engajador, para que os funcionários vistam a camisa da empresa, tendo-a como sua fonte de informações. Essa relação de confiança mútua auxilia nos momentos de crise, fazendo com que os colaboradores não sejam responsáveis por boatos que agravem ou gerem uma situação de conflito.
Partindo desse ponto, percebemos o quanto a comunicação é essencial, especialmente em momentos de crise, no esclarecimento da verdade e em passar as informações que a empresa deseja.

Quanto ao gerenciamento de crises, podemos dizer que são todas as precauções tomadas pela empresa para identificar seus pontos fracos e trabalhá-los, evitando problemas futuros. Além disso, esse estudo permite que quando ocorra alguma situação de conflito, esta possa ser resolvida mais rapidamente e com eficiência, uma vez que existe esse autoconheicmento da organização. Essas ações envolvem pesquisas, investimentos na infraestrutura, o treinamento do público interno para saber agir nesses momentos e demonstram o cuidado que a empresa tem com sua imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário